Breve Histórico

> 1995 – Criação do Projeto Polos Reprodutores de Cidadania (perspectiva transdisciplinar) – várias frentes de pesquisa-ação.

> 1995 a 2005 – Consolidação da metodologia de Mediação de Conflitos, com atuação em vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte (criação e supervisão do Programa de Mediação de Conflitos do Governo de Minas entre os anos de 2005 a 2007).

> 2005 a 2011 – Projeto no Vale do Jequitinhonha (Medina, Padre Paraíso, Vargem da Lapa, Araçuaí, Itaobim, Ponto dos Volantes e Comercinho “do Bruno”).

Tema: violência sexual-infantil, violências estruturais.

Trabalho: pesquisa-ação, desenvolvimento de metodologias para organização e mobilização social (teatro e outras ações) e cooperativismo (artesanato – geração de trabalho e renda).

> 2005 a 2015 – Ampliação dos trabalhos de mediação de conflitos em vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e discussões acerca do direito a cidade – Pesquisas sobre o Vila Viva e outras intervenções urbanas, trabalho com a população em situação de rua (questionamentos acerca da metodologia da mediação de conflitos – silenciamentos de conflitos, violências e direitos? / registros das violações de direitos e produção de materiais técnicos e “políticos” – relatórios, documentários, cartilhas…).

> 2009 a 2012 – Projeto Escola que Protege.

Objetivo: Fortalecimento das redes de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Locais: Região Metropolitana (13 municípios), Vale do Jequitinhonha (Padre Paraíso e Ponto dos Volantes) e Teófilo Otoni.

Tema: Violências contra crianças e adolescentes / produção de diversos materiais (“kit”).

> 2012 e 2013 – Proposta de uma nova Arquitetura do Programa, com o debate e a redefinição de objetivos, marcos teóricos, métodos, organização das equipes de trabalho…

> Desde 2014 – Atuação do Programa em conflitos socioambientais (Serra da Canastra, Conceição do Mato Dentro e região).

Quantificação e qualificação dos estudos acerca das violações de direitos e danos; ampliação da compreensão dos conflitos (direitos, espaços, territórios, tempos, sujeitos, violências de Mercado e de Estado…) e dos Modos de Existência/Resistência: fortalecimento de (1) políticas públicas, entidades e instituições locais; (2) redes de proteção e efetivação de direitos.

> Desde 2015 – Proposta de internacionalização do Polos e sua consolidação enquanto um Programa Transdisciplinar de Extensão, Ensino e Pesquisa Social Aplicada (parcerias com Espanha, Inglaterra, África do Sul e Canadá).

Fortalecimento do Polos-UFMG como centro transdisciplinar de referência em extensão, ensino e pesquisa social aplicada a partir da implantação de Multiplataformas de Conhecimento e Comunicação em Direitos Humanos.

Projetos

Programa Transdiciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão

Universidade Federal de Minas Gerais