Iniciativa é do programa Polos de Cidadania UFMG em parceria com a Rede Minas.

Cena de um dos vídeos da série ‘Vida nas Ruas’
Foto: Reprodução / Youtube.

Dar voz àqueles que vivem à margem da sociedade e enfatizar a necessidade de políticas eficazes para assegurar os direitos dessa população, como moradia, alimentação e saúde. Esse é o objetivo da campanha Vida nas Ruas, uma parceria do programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, e da emissora de televisão Rede Minas.

Para chamar a atenção sobre a realidade enfrentada pela população em situação de rua, foram produzidos vídeos de curta duração, que mostram também a situação de invisibilidade que as envolvem, principalmente durante a pandemia, período em que muitos municípios têm assistido ao crescimento dessa população. A narração é feita pelos próprios moradores de rua da região central de Belo Horizonte, que expressam as condições de exclusão, abandono e riscos agravados durante a Covid-19.

A campanha Vida nas Ruas foi tema no programa Conexões, que recebeu em entrevista o professor André Luiz Freitas Dias, coordenador do programa Polos de Cidadania.

Os vídeos estão sendo exibidos na Rede Minas na televisão, e também podem ser assistidos nas redes sociais do Polos de Cidadania UFMG ou no canal da Rede Minas no Youtube.