O Jornal Fórum DPU, publicado pela Escola Nacional da Defensoria Pública da União, publica textos temáticos com o propósito de incentivar reflexões voltadas para as áreas de atuação da Defensoria Pública da União.

Cada edição do Jornal apresenta artigos, cada um seguindo uma linha própria no tema sugerido, uma entrevista, que aborda o tema sob um olhar externo à Instituição, e, por fim, traz notas de ações da Escola da Defensoria Pública da União.

Nesta edição, o tema é o fenômeno da população em situação de rua em tempos de pandemia no Brasil. O Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias, Coordenador do Programa Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou enquanto entrevistado.

A entrevista apresenta um panorama sobre os impactos específicos para a  população em situação de rua, bem  como as políticas públicas adotadas ao longo desse período de pandemia. Ao destacar projetos inovadores para o atendimento desse grupo vulnerável, o entrevistado nos conduz à reflexão no sentido de que a solução do problema demanda um esforço coletivo, em que poder público e sociedade civil assumam compromissos com viés emancipatório em favor dessas pessoas.

O Jornal Fórum DPU é veiculado apenas por meio digital e deve ser acessado aqui.

A entrevista pode ser conferida abaixo:

Entrevista – André Luiz Freitas Dias

Tags: