No último dia 20 de julho, o programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou a Nota Técnica referente à decisão do Juízo da 5ª Vara do Trabalho de Betim/MG, que condenou a mineradora Vale S.A. ao pagamento de danos morais individuais às vítimas fatais do rompimento da Barragem.

O estudo, elaborado pela Plataforma Áporo/POLOS, demonstrou que a necroeconomia segue colocando os lucros acima de vidas e danos socioambientais, apontando a existência de tentativa de apagamento das vítimas de Brumadinho/MG.

A intenção da empresa tem sido a de obstaculizar, por meio de recursos jurídicos, a sua condenação dentro dessa categoria indenizatória, o dano-morte.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

O referido documento alcançou grande repercussão na imprensa nacional. Confira alguns dos principais registros na mídia:

Brasil de Fato: Nota técnica da UFMG aponta tentativa de apagamento das vítimas de Brumadinho

CNN Brasil: Sindicato quer indenização de R$ 3 mi da Vale por trabalhador morto

Época: Sindicato quer elevar indenização da Vale por trabalhador morto em Brumadinho

Esquerda Diário: Vítimas do desastre capitalista ocorrido em MG seguem sendo esquecidas pela Justiça

Isto é: Sindicato quer elevar indenização da Vale por trabalhador morto em Brumadinho

Processo: ACPCiv: 0010165-84.2021.5.03.0027.